A Lei 12.485/2011 , em seu artigo 18, prevê que todos os pacotes de TV paga que tiverem, entre seus canais, um brasileiro dedicado ao jornalismo, deverão, a partir de agora, incluir mais um canal brasileiro dedicado ao jornalismo. Estes dois não canais não poderão ter relação de controle ou coligação entre si.

A relação de canais divulgada pela Ancine corretamente não incluiu a Record News como um canal de TV paga, uma vez que, pelo menos na cidade de São Paulo, este canal é transmitido para a TV aberta.

ESPN Brasil que, dependendo de análise, também poderia ser considerado um canal de jornalismo, pertence à Disney e por isso não é brasileiro.

Vários outros canais de jornalismo não são nem ao menos adaptados para o Brasil, como CNN, CNN International, Fox News e BBC World News.

Portanto, diante da onipresença da Globo News, as empacotadoras/distribuidoras se verão na obrigação de incluir a Band News como o segundo canal brasileiro de jornalismo. Exceto no Rio Grande do Norte, onde a Ancine revela haver um canal local de jornalismo, o Nominuto.