A gigante de publicidade Publicis possui uma agência de nome Zenith Optimedia especializada em medir o retorno do investimento em mídia feito por grandes anunciantes mundias. Este ano, a Zenith Optimedia lançou um estudo chamado “Top Thirty Global Media Owners” (veja aqui), relativo ao ano de 2011. Nesse estudo, o Google assume a liderança em receitas publicitárias, com US$ 37,9 bilhões.

Em segundo lugar, aparece a DirecTV (dona da Sky, no Brasil), seguida da News (Fox), Disney, Comcast (NBC e Universal) e Time Warner. Dois grupos da América Latina aparecem na lista: Globo em 17° e Televisa em 18°. Segundo o estudo, a Globo obtém cerca de 50% mais em receita com publicidade do que o Facebook.

Esse estudo ajuda a entender por que o segundo e o terceiro maiores grupos de publicidade do planeta resolveram de fundir (veja aqui). Afinal, a Internet já responde por cerca de 20% do bolo publicitário mundial e a tendência é que esse percentual só aumente. E no mundo da Internet, para desespero dos grupos de mídia tradicional, o Google sozinho abocanha 49% da receita publicitária do planeta.

Enquanto isso, no Brasil, resta saber ainda durante quantos anos a TV aberta conseguirá se manter como a jóia da coroa.