(Originalmente publicado em 12/03/2012)

O BlueKai Exchange é o maior mercado mundial para compra e venda de dados de usuários da Internet. Segundo a empresa BlueKai, a plataforma deste mercado processa mais de 750 milhões de “eventos” por dia, com 75 milhões de transações diariamente.

Entre outras inúmeras possibilidades, os dados são organizados por área geográfica, idade, nível educacional, gênero, estado civil, ocupação, renda, se o sujeito é proprietário do seu imóvel, se há crianças em casa, por preferências de consumo, por hábitos sociais, etc. Como eles sabem disso? Veja aqui o que já pode estar instalado em seu computador.

Embora a BlueKai garanta que os nomes dos usuários não ficam disponíveis para troca em seu mercado, há um evidente risco à privacidade dos usuários da Internet. E o pior é que tudo se dá em território norte-americano, longe da alçada da legislação brasileira. Se, portanto, você tiver algo contra ver seus dados constarem do BlueKai Exchange, sugiro contratar um advogado nos Estados Unidos.

Este é um assunto que ainda vamos discutir bastante aqui nesse blog, mas talvez seja chegada a hora de, assim como os países da União Européia, termos uma legislação específica e uma agência reguladora sobre privacidade e segurança da informação.